Que o marketing já faz parte da estrutura básica de qualquer empresa que deseja obter sucesso, não é novidade. Por muitos anos e décadas, incontáveis estratégias de markerting surgiram, se popularizaram e aumentaram vendas e negócios nos mais diversos segmentos.
Assim como muitas das antigas formas de se fazer marketing permanecem eficientes, outras acabaram em desuso pela constante evolução tecnológica. Através dessa evolução da tecnologia como a conhecemos, surgiu o conceito de marketing digital, tema principal desse artigo, que não só abordará seu significado e importância, como também ensinará formas práticas e aplicáveis de marketing digital para empresas de segurança eletrônica e controle de acesso.
O que é marketing digital
O marketing digital é a vertente do marketing que tem como foco desenvolver estratégias para promover empresas, produtos e serviços em plataformas online, ou seja, na internet e suas mais diversas ferramentas, incluindo sites, blogs, redes sociais, aplicativos, entre outros.
O termo marketing digital surgiu e se popularizou juntamente com o crescente uso da internet por grande parte da população mundial nos anos 2000. Através dele, empresas de todos os lugares passaram a repensar seus modos de atingir clientes e realizar vendas, incorporando os meios digitais em seus respectivos planejamentos.
A importância do marketing digital para empresas de segurança
"Se o seu negócio não estiver na internet, seu negócio irá ficar sem negócio". Essa frase não é minha, é do Bill Gates, fundador de uma das empresas mais conhecidas e valiosas do mundo. Nos dias atuais, é imprescindível que uma empresa de qualquer setor esteja presente nos meios digitais, uma vez que boa parcela de seus clientes provavelmente realiza compras online ou chega até a etapa de decisão de compra através de pesquisas na internet. Falando de um modo resumido: quem não faz marketing digital com certeza está perdendo espaço e vendas para algum concorrente que está fazendo. E isso não muda quando falamos de empresas de segurança eletrônica e controle de acesso.
É claro que o marketing boca a boca ainda funciona, assim como indicação, lojas físicas, clientes que prezam pelo atendimento face a face e acabam fidelizados por isso. No entanto, precisamos levar em consideração que a expansão de mercado dentro de uma única região é infinitamente menor do que a capacidade de atingimento de clientes de uma empresa que atua online. Você pode, literalmente, vender equipamentos de segurança para pessoas de qualquer lugar do país, ou até do mundo se fizer o planejamento certo para isso. E mesmo que você esteja almejando conquistar somente clientes do seu bairro ou cidade, usar a internet para atraí-los até descobrirem sua marca e decidirem optar por comprar com você torna-se mais simples do que fazer propaganda à moda antiga.
Com a visibilidade gerada pelos meios digitais, você pode se tornar uma autoridade em seu segmento, pode receber avaliações positivas de seus clientes – que serão o caminho para a conversão de novos, pode produzir conteúdo de qualidade para quem está buscando pelos produtos que você vende e pode otimizar seus recursos físicos, gerando economia e mais lucro. Hoje em dia, é possível vender segurança eletrônica e controle de acesso pela internet sem precisar manter um estoque através de parcerias com fornecedores, o que torna possuir um grande galpão para armazenamento de produtos opcional para o empresário, por exemplo.
Como minha empresa de segurança eletrônica e controle de acesso pode fazer marketing digital
Assim como qualquer empresa que busca iniciar sua jornada no marketing digital, algumas ferramentas e plataformas são indispensáveis para o sucesso de suas estratégias. Entre elas estão as mais tradicionais e amplamente conhecidas, como site e blog. Porém, a evolução da internet nos introduziu muitas outras estratégias de marketing digital e formas de fazer com que o seu público-alvo chegue até você, como o marketing de conteúdo e SEO.
Todas essas estratégias se encontram em um objetivo em comum: fazer o cliente chegar até você quando pesquisar o que você vende em mecanismos de busca online, como o Google, Yahoo!, Bing, etc., além de convencer o consumidor de que você é a melhor opção disponível para que ele efetue a compra e mantê-lo fidelizado em sua carteira.
Site
O site foi uma das primeiras formas de marketing digital existentes. E, até hoje, ainda é uma das ferramentas mais consistentes para a presença online de uma empresa, gerando ótimos resultados e posicionamento em pesquisas em mecanismos de buscas. Com o crescimento das redes sociais, empresas que deixaram seus sites de lado podem estar perdendo muitos clientes por isso.
O seu site pode e deve ser um universo expansível do seu negócio, pois muitas vezes será o primeiro contato de um cliente em potencial com sua empresa. Dentro dele, você deverá inserir qualquer informação relevante sobre sua marca para os visitantes: páginas falando sobre sua empresa e o que você comercializa, endereço para quem quer comprar com você de forma presencial, formulários de contato entre você e seu cliente, botões de direcionamento para suas redes sociais, blog para desenvolvimento de conteúdo escrito e também pode implantar um e-commerce para realização de venda online.
E-commerce
O e-commerce nada mais é do que a sua loja na internet. Atualmente, é muito comum que as empresas forneçam esse tipo de funcionalidade dentro de seus sites, garantindo comodidade para quem está longe ou, simplesmente, prefere realizar a compra e recebê-la no conforto de sua casa. Estima-se que 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas.
Muitas plataformas desenvolvedoras de sites já oferecem o e-commerce como parte do pacote, ou seja, quando você decide contratar uma empresa para criar seu site, já pode contar com a possibilidade de adquirir também a loja, facilitando o processo e aumentando suas vendas quando tudo estiver pronto e funcionando. Porém, para quem deseja trabalhar com o modo e-commerce, é essencial possuir excelentes opções de logística e um sistema intuitivo e fácil de utilizar, assegurando que nenhuma dor de cabeça será gerada ao cliente que efetuar a compra. Desta forma, você não só terá mais clientes fiéis, mas ótimas avaliações que poderão influenciar a decisão de compra de novos consumidores. Não se esqueça de inserir fotos de boa qualidade para seus produtos, além de descrições padronizadas e com as informações corretas de cada um.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a ramificação do marketing digital que visa tornar uma empresa autoridade em seu segmento através de conteúdo relevante gerado na internet, seja ele escrito, em formato de vídeo ou através das redes sociais.
Através do marketing de conteúdo, seu público-alvo será impactado, engajado e nutrido enquanto estiver presente nas suas listas de contatos. Para isso, você deverá mantê-lo interessado em seus materiais, pois o cliente irá permanecer ali enquanto identificar benefícios em acompanhar sua empresa, podendo se descadastrar ou deixar de seguí-lo a qualquer momento. Então, nada de tentar forçar seu consumidor a comprar de você a qualquer custo, certo? Mostre a ele que deve comprar de você porque você sabe do que está falando e será sua melhor opção de parceiro.
Persona
A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. É para ela que você irá produzir conteúdos e realizar melhorias em seu marketing de conteúdo a fim de encontrá-la e encantá-la.
A persona é gerada através de pesquisas onde são coletados e agrupados dados reais de clientes diversos, criando um padrão que irá representar o cliente mais próximo de perfeito para sua empresa. Alguns dados que podem compor uma pesquisa para criação de personas são: idade, localização, comportamento de compra, faixa etária, classe social, etc. Uma única empresa pode ter várias personas e direcionar conteúdos específicos para cada uma de acordo com seus interesses mapeados.
Blog
O blog é o principal espaço para marketing de conteúdo em formato de texto. Nele, você irá desenvolver artigos e listas de benefícios que não só tornarão mais fácil a tarefa de ser encontrado pelo seu público-alvo na internet, mas também irão evidenciar que você vende um produto ou serviço de qualidade e que sabe do que está falando. Geralmente, os blogs ficam dentro do site institucional da empresa, sendo uma de suas funcionalidades mais comuns.
Atualmente, os blogs contam com muitas ferramentas pra torná-los mais atraentes e acessados. Em um blog post é possível inserir imagens, vídeos e formatações que procuram tornar a leitura mais confortável e atrativa para o visitante, além de serem possíveis métodos de conversão de clientes. É o que chamamos de Call to Action ou Chamada para Ação, quando você utiliza um conteúdo informativo relevante para levar o cliente a realizar uma outra ação dentro das camadas ofertadas por sua empresa. Um botão de call to action pode ser um link para compra de um produto, um vídeo em seu canal do YouTube que fará com que o cliente siga você em redes sociais, um formulário para que ele preencha as informações e entre em sua carteira de clientes, etc. Por essas e outras, um blog bem feito ainda é um método super eficiente de marketing digital.
E-mail marketing
O e-mail marketing é a forma de entrar em contato e nutrir sua lista de clientes via e-mail. Através dele, você poderá não só manter seus clientes mais assíduos interessados em seus conteúdos, promoções e novidades, mas também trazer de volta aquele cliente cujo relacionamento esfriou com o tempo.
A frequência de envio de e-mail marketing deve ser pensada individualmente para cada empresa e cada tipo de persona. Para isso, existem empresas especializadas em desenvolvimento de ferramentas para e-mail marketing e envio de e-mails em massa, o que pode ser uma contratação interessante para seu negócio. Essas ferramentas permitem não só segmentar envio de e-mails de acordo com especificações de clientes em sua carteira, mas também analisar dados de recebimento, abertura, cliques e outros resultados de seus envios, além de muitas fornecerem também alternativas para conversão de novos clientes, como criação e publicação de landing pages.
Landing pages
Landing pages ou Páginas de pouso, na tradução literal, são páginas cujo objetivo é capturar novos clientes através de formulários. Na maioria das vezes, essas páginas contam com um benefício em troca para quem preenche o formulário disponível, seja ele o download de um material, cupom de desconto para compras no site, acesso a uma reunião exclusiva, entre outros.
Após a conversão, os dados do novo cliente irão direto para sua lista de contatos e ele estará disponível para entrar em suas outras estratégias.
SEO
O Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca é uma estratégia de marketing digital que visa melhorar o posicionamento de uma página em mecanismos de buscas de forma orgânica, principalmente no Google, que é o mais utilizado a nível mundial.
Esse conjunto de práticas inclui vários passos que devem ser aplicados em páginas de sites, como, por exemplo:
- URLs de páginas amigáveis, sem caracteres especiais e mais curtas possíveis;
- Utilização de palavras-chave importantes em conteúdos escritos, títulos de páginas e legendas para ser facilmente encontrado;
- Otimização da meta-descrição da página em até 150 caracteres, garantindo que o conteúdo estará brevemente explicado e com fácil entendimento;
- Direcionar o visitante para outras páginas do site através de links internos.
Encontrar um profissional especializado em SEO é de extrema importância para a estratégia de marketing digital de uma empresa que quer se posicionar nas primeiras páginas do Google. Esse profissional irá avaliar suas páginas e trazer melhorias específicas para o seu nicho de mercado.
Marketing digital e de conteúdo nas redes sociais
Se antes as redes sociais eram apenas uma forma de distração para pessoas comuns, hoje são uma das maiores aliadas do marketing digital. Quem utiliza qualquer rede social provavelmente já foi impactado por algum tipo de anúncio ou descobriu uma empresa ou produto através de uma rede social, além de uma infinidade de potenciais clientes que chegam até a decisão de compra através delas.
Atualmente, algumas redes sociais disponibilizam formas cada vez mais eficazes de realizar compra e venda sem ser necessário deixar suas plataformas, oferecendo opções de portfolio no perfil e formas de pagamento diretas online.
Principais redes sociais e conteúdos ideais para cada uma
Possuir um perfil adequado nas redes sociais pode gerar muita autoridade e reconhecimento para uma marca. Seu conteúdo e frequência de postagem poderão trazer novos consumidores até você, além de manter próximos os mais antigos. Para isso, é importante conhecer as principais redes sociais para negócios e saber exatamente o que postar em cada uma.
O Facebook foi lançado em 2004 e é a maior rede social do mundo, possuindo mais de dois bilhões de usuários ativos. A linha do tempo do Facebook permite os mais diversos tipos de postagens: textos, imagens, vídeos, vídeos com textos, imagens com textos, etc. É possível postar através de um perfil pessoal ou, então, através de páginas, muito utilizadas por empresas. As páginas acumulam seguidores e as postagens acumulam reações diversas para quem aprovou ou não o conteúdo.
O Facebook possui outras incontáveis funções incorporadas: grupos, calendário de eventos, Marketplace para compra e venda de produtos e o Messenger, o chat oficial da plataforma. Além disso, possui seu próprio gerador de anúncios pagos.
As postagens do Facebook permitem utilização de links clicáveis, o que torna possível o direcionamento do cliente para uma outra ação, como para comprar um produto em um site ou ler um blog post na íntegra, por exemplo. Você também pode utilizá-lo para transmissões de vídeo ao vivo, para tirar dúvidas de seus clientes via chat e respondendo comentários em suas publicações ou para divulgar eventos promovidos pela sua empresa.
O Instagram surgiu em 2010 como uma rede social focada em compartilhamento de imagens e foi adquirido pelo Facebook em 2012. Hoje em dia, figura entre as vinte empresas mais valiosas do mundo e é uma das redes sociais mais utilizadas no planeta. Recentemente, a plataforma investiu em ferramentas para compartilhamento de vídeos curtos, chamados de Reels.
É uma rede social que movimenta muito capital em forma de publicidade paga, onde perfis influenciadores recebem até milhões de dólares para divulgar produtos e serviços. Também é possível utilizar a mesma plataforma do Facebook para gerar anúncios pagos.
Além das imagens e vídeos, o Instagram popularizou a função Stories, hoje disponível também no Facebook, que conta com publicações que ficam expostas em uma aba específica superior por 24 horas. Não possui a opção de compartilhar links nas descrições das postagens diretas no feed, apenas um único link disponível abaixo da biografia, mas não deixa de ser um ótimo espaço para replicar conteúdos escritos e transformá-los em formato de imagens, tornando-os mais visuais e de fácil absorção. Também é uma ótima ferramenta para receber e compartilhar avaliações positivas de clientes para aumentar sua credibilidade.
Sendo uma empresa da mesma administradora do Facebook, é possível conectar seus perfis nas duas redes, disponibilizando uma publicação em ambas ao mesmo tempo, incluindo seus Stories. Por possuir um chat, permite que um cliente entre em contato com a empresa e tire suas dúvidas.
O LinkedIn foi lançado oficialmente em 2003 e é uma rede social corporativa, isto é, focada em negócios e divulgação de vagas de emprego. É conhecida por ser a principal plataforma para encontrar clientes em potencial e fazer relacionamento com público-alvo, pois torna possível uma pesquisa elaborada de cargos estratégicos em clientes potenciais. Permite postagens em formato de texto, imagens e vídeos, sendo mais populares os textos acompanhados de imagens para fins ilustrativos.
No LinkedIn, a maior parte das postagens possuem tom mais sério e rebuscado, se diferenciando das citadas anteriormente por suas características empresariais e não sendo visto como um passatempo para quando estamos fora do horário de trabalho. É uma ótima vitrine não só para que empresas conquistem novos clientes por postagens e via conversas de interesse mútuo pelo chat, mas também para atrair talentos para seus quadros de colaboradores. Por esse motivo, muitas marcas utilizam a rede para mostrar seus processos, seus métodos de atendimento ao cliente e sua confiabilidade enquanto parceiras de negócios.
Possui plataforma de anúncios pagos (LinkedIn Ads) e formas de fazer sua conta ser encontrada com mais facilidade por quem pesquisa por termos relacionados ao seu perfil.
YouTube
O YouTube surgiu em 2005 e é a maior rede social de compartilhamento de vídeos do mundo. Praticamente dispensando apresentações, é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha utilizado o YouTube para entretenimento ou, então, para encontrar produtos e serviços ideais para suas necessidades.
Com suas diversas atualizações e otimizações, o YouTube permite hoje a postagem de vídeos em alta qualidade, transmissões ao vivo, vídeos curtos (chamados de Shorts) e anúncios pagos transmitidos durante o acesso à outros vídeos, no início e enquanto um vídeo mais extenso ainda está sendo assistido. É uma das redes sociais mais rentáveis para influenciadores através da monetização de canais com muitos acessos e inscritos.
Muitas empresas utilizam o YouTube para apresentar seus produtos e serviços, realizar treinamentos e palestras ao vivo e, também, para fidelizar os clientes através de análises. avaliações e detalhamento de produtos através de outros consumidores, comumente chamadas de reviews ou reacts.
Para ser encontrado por seu cliente no YouTube, é importante criar boas descrições para seus vídeos, pois algumas práticas de SEO também se aplicam à essa plataforma, como a utilização de palavras-chave em descrições e títulos de vídeos e o direcionamento através de links internos, como para outros vídeos ou playlists disponíveis em seu canal.
Outras formas atingir seu público alvo pelas redes sociais
Como vimos acima, hoje em dia não basta apenas possuir um perfil e postar com regularidade em redes sociais para chegar até todos os clientes ideais para seu negócio. Além dos anúncios pagos, que se tornaram uma ferramenta útil para quem deseja entregar postagens para nichos mais segmentados sem que a pessoa necessariamente procure sua empresa ou seus produtos e serviços, é imprescindível fornecer um conteúdo de qualidade para quem deseja atingir.
O conteúdo considerado de qualidade será bem escrito ou transmitido, benéfico para o espectador de alguma forma e formatado para que seja encontrado com mais facilidade. Uma alternativa de formatação que pode ajudar sua persona a chegar até você nas redes sociais é a utilização das hashtags, que são palavras-chave do seu texto precedidas pelo símbolo #, como: #segurança, #segurançaeletronica, #controle de acesso, etc. As hashtags funcionam em praticamente todas as redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, entre outras.
Como já mencionado anteriormente, as redes sociais também se enquadram em algumas práticas de SEO: utilização de palavras-chave ao longo dos textos, legendas, descrições e títulos, seus nomes de usuário, direcionamentos através de links, entre outros.
Avaliação de resultados
É muito importante mensurar os resultados conquistados através do marketing digital e é exatamente nisso que ele se diferencia do marketing comum, pois permite análises minuciosas de retorno de investimentos.
Nas redes sociais, seguidores, curtidas, compartilhamentos, reações e comentários são formas de avaliar engajamento, crescimento e popularização da sua marca na internet. Já as visitas e cliques no seu site e blog demonstram sua autoridade enquanto educador de mercado. Seu número de leads captados irá evidenciar a eficácia das suas landing pages, além de seu poder de persuasão.
Para definir e conquistar objetivos e saber exatamente como mensurar seus resultados, é importante ter em seu time um profissional de marketing e mídias sociais, que saberá exatamente como trabalhar suas páginas online.
Ferramentas extras para potencializar o marketing digital da sua empresa de segurança
Para melhorar ainda mais sua presença na internet, existem ferramentas extras de muita utilidade quando usufruidas em conjunto com seu site e redes sociais.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que facilita o encontro de uma empresa na pesquisa do Google e do Google Maps. Nele, é possível incluir o endereço da empresa, seu horário de funcionamento, site, produtos e serviços ofertados e fotos do espaço físico.
Linkt.ree
Anteriormente, vimos que algumas redes sociais não permitem links clicáveis em suas postagens, como o Instagram, que permite apenas um link disponibilizado na biografia do perfil em questão. Diante dessa característica, um espaço onde você pode disponibilizar todos os seus links de forma prática e visual torna-se muito importante para ser encontrado em todos os lugares.
O Linkt.ree é esse espaço. Uma ferramenta, também gratuita, que permite a adição não só de ícones clicáveis de praticamente todas as redes sociais existentes, mas também links diretos para tudo o que você quiser divulgar: produtos, blog posts, landing pages, etc.
Para aprender mais ainda
Agora que você já sabe muito sobre marketing digital e as principais mídias para aperfeiçoar e crescer na internet, que tal aprender a transformar os perfis da sua empresa nas redes sociais em verdadeiras máquinas de captrar clientes e fechar vendas?
Com o nosso ebook gratuito “Dicas para redes sociais de empresas de segurança”, você aprenderá a fazer isso e muito mais. Não perca tempo, baixe agora e se torne um expert em marketing digital.