Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Quais as diferenças entre controle de acesso e videoporteiro?

Quais as diferenças entre controle de acesso e videoporteiro?

O avanço da tecnologia tem tornado nossas vidas mais seguras e convenientes. Quando se trata de controlar entrada e saída de pessoas em casas e edifícios, dois dos equipamentos mais comuns na área de segurança eletrônica são: videoporteiro e controle de acesso. Embora ambos sejam usados para controlar acesso de pessoas e aumentar a segurança, existem algumas diferenças importantes entre os dois.

Se você quer saber a diferença entre videoporteiro e controle de acesso, continue lendo este artigo.

O que é videoporteiro?

Um porteiro eletrônico ou interfone, porém muito mais avançado, essa é a definição ideal para um videoporteiro. O videoporteiro permite que os residentes ou funcionários vejam e falem com visitantes antes de abrir a porta. Ele geralmente possui câmera e microfone embutidos, que permitem a comunicação com a pessoa que está do outro lado. O equipamento também pode incluir um alto-falante para que a pessoa na porta se comunique com o residente ou funcionário. Algumas versões mais avançadas podem ter outros recursos, como a capacidade de desbloquear a porta remotamente ou gravar imagens de vídeo.

Existem diversos tipos de videoporteiros disponíveis no mercado, de modelos simples para uso esporádico à outros mais avançados para locais com grande fluxo de visitas e, também, modelos mais robustos resistentes a fortes impactos. As semelhanças ficam, geralmente, por conta de funcionalidades básicas e do design discreto e elegante, facilmente adaptável em residências, condomínios ou empresas. 

O que é controle de acesso?

Controle de acesso é qualquer coisa que permite ou não a entrada e saída de uma pessoa em determinado ambiente. É mais como um conceito de limitar um local apenas à pessoas que têm permissão para acessá-lo. Alguns exemplos de controle de acesso são: um porteiro, uma fechadura, um interfone, um motor de portão, uma catraca, etc. 

Hoje em dia existem equipamentos com alta tecnologia e preços acessíveis que fazem esse trabalho de forma muito mais segura e, na maioria dos casos, mais barata do que as soluções convencionais e que funcionam com softwares que permitem gerenciar, monitorar e emitir relatórios detalhados de atividades de visitantes por meio de seus registros. São, também, ótimas opções para substituir as chaves e não precisar estar sempre acompanhado daquele chaveiro sobrecarregado para poder acessar algum lugar. 

Quais as diferenças entre controle de acesso e videoporteiro?

Algumas vezes, esses dois tipos de equipamentos se interligam. Assim como existem videoporteiros capazes de fazer o controle de acesso, também existem controles de acesso capazes de fazer todas as funções de um videoporteiro. Isso porque seus objetivos são semelhantes e incluem desde substituir uma chave convencional até uma portaria humana completa por um único equipamento.

O videoporteiro é um porteiro eletrônico, só que mais avançado. Nele você tem a função de olho mágico, interfone, campainha e chave. Ou seja, ele permite a comunicação visual e de áudio entre um visitante e um morador. Possui câmera e, para quem está dentro de casa, hoje em dia é muito comum utilizar aplicativos de celular para atender as chamadas deste tipo de produto. Além disso, alguns videoporteiros também possuem integração com monitores próprios para essa função, para quem prefere ter uma estação fixa para receber as chamadas dentro de casa. Se conectado à um portão automatizado, alguns modelos permitem que você libere a entrada de uma pessoa de forma remota, é aí que o videoporteiro também exerce uma função de controle de acesso.

Já o controle de acesso garante mais detalhamento de quem entra e sai de uma propriedade, mapeando não apenas a passagem das pessoas, mas também sendo capaz de detalhar um pouco mais esses acessos. Os controles de acesso geralmente realizam um registro rigoroso de informações sobre os visitantes, como, por exemplo, informar por quanto tempo aquela pessoa permaneceu em um determinado local através de sua entrada e saída, seja ela por reconhecimento facial, cartão, biometria digital, entre outros. São comumente atrelados à fechaduras digitais, catracas e outras formas de liberação de acesso. Alguns modelos de controle de acesso também possuem todas as funções de um videoporteiro.

Se você quer saber ainda mais sobre as diferenças entre videoporteiro e controle de acesso e, também, conhecer alguns modelos de cada tecnologia, assista o vídeo abaixo sobre o tema:

Comentários
Write a Comment Fechar formulário de comentário
Fale com um especialista