O Brasil possui um mercado varejista extremamente diversificado, com muitas lojas espalhadas por todo o país, desde pequenas lojas de bairro até grandes redes de supermercados. E, com o aumento da violência e dos prejuízos causados por roubos e furtos, cada vez mais varejistas têm buscado soluções de segurança eficientes, como CFTV, controles de acesso, sistemas de alarme, entre outros.
Porém, uma tendência mundial que está se popularizando no Brasil é utilizar um sistema de CFTV não apenas para monitoramento de segurança em estabelecimentos físicos, mas também para analisar dados que poderão auxiliar em tomadas de decisões estratégicas para aumento de vendas. Essas soluções são comumente chamadas de CFTV inteligente e, devido ao seu crescimento e desenvolvimento tecnológico recente, podem ser o grande diferencial de uma empresa de segurança eletrônica que busca fechar negócio com lojas físicas e grandes redes varejistas, visto que o CFTV inteligente ainda é um mercado menos concorrido do que o CFTV convencional, representando uma grande oportunidade para os empreendedores.
O que é CFTV inteligente e como pode ajudar lojas físicas a venderem mais?
CFTV inteligente é o termo utilizado para definir tecnologias avançadas de segurança eletrônica que utilizam câmeras de vigilância e algoritmos de inteligência artificial (também chamados de analíticos) para monitoramento e análises de ambientes em tempo real. Nas últimas décadas, o setor de segurança evoluiu muito, saindo de sistemas analógicos fechados para soluções de rede abertas baseadas em IP que têm o poder de aproveitar a análise e o aprendizado de máquinas. Isso ajudou a nos tornar mais “inteligentes” sobre como alavancamos os sistemas para aumentar a segurança geral e coletar inteligência para negócios.
O CFTV inteligente é capaz de reconhecer e interpretar padrões de comportamento, imagens e sons de forma automatizada, gerando não apenas respostas mais eficientes e eficazes a situações de risco ou emergência, mas também permitindo a identificação de padrões de comportamento de consumidores, como as áreas mais movimentadas de uma loja e os produtos mais populares, por exemplo. Com essas informações, o lojista e o time de marketing poderão desenvolver campanhas, melhorar a disposição de produtos em prateleiras e gôndolas, criar programas de fidelidade para clientes assíduos, implantar promoções visando um público-alvo específico, entre outras incontáveis estratégias de vendas e divulgação.
Além disso, o CFTV inteligente também é capaz de compilar grandes quantidades de dados em tempo real e gerar relatórios detalhados sobre o desempenho da loja, tudo isso de forma muito mais rápida do que uma pessoa faria. As análises permitem que os computadores reduzam automaticamente grandes quantidades de dados apenas às informações necessárias, algo que poderia levar horas e até dias para seres humanos.
Principais analíticos de CFTV inteligente para tomada de decisões em lojas físicas
Os analíticos são ferramentas que permitem uma análise mais aprofundada das imagens captadas pelas câmeras de segurança da loja. Eles são capazes de identificar comportamentos dos clientes, detectar movimentos suspeitos e até mesmo reconhecer rostos e características físicas. Com essas informações, é possível aumentar a eficiência na segurança da loja, prevenindo roubos e furtos, bem como auxiliar na tomada de decisões para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
Entre os principais analíticos de CFTV inteligente estão alguns que podem auxiliar na tomada de decisões em lojas físicas e facilitar o aumento de quantidade de clientes e faturamento: contagem de pessoas (inclusive por gênero e idade), gerenciamento de filas, mapa de calor e reconhecimento facial.
Contagem de pessoas
O analítico de contagem de pessoas permite saber horário e quantidade de pessoas que entraram na loja para que decisões sejam tomadas baseadas em informações coletadas. Através dele, é possível executar ações e medir seus efeitos para aumentar o movimento nos dias/horários de baixa, cruzar dados de movimento com as vendas e, dessa forma, medir o aproveitamento, além de entender semelhanças e diferenças de cada região e medir efetivamente os resultados das ações de vendas e marketing.
Com base nos dados, os gestores poderão realocar a força de trabalho de acordo com as necessidades, como, por exemplo: escolher os dias de folga, dias com mais funcionários, alterar os horários de almoço, abertura ou fechamento, etc.
Contagem de pessoas por gênero e idade
Saber gênero e idade de quem frequentou o estabelecimento por dia e horário pode mudar a forma de atendimento e/ou os serviços oferecidos, dependendo dos dados.
Através desses dados, o estabelecimento pode:
- Contratar um recreador para os horários com mais crianças;
- Fazer promoção de produtos de acordo com o fluxo por gênero;
- Realizar demonstrações/degustações de produtos para um determinado público nos horários mais frequentados por eles, entre outros.
Gerenciamento de filas
O gerenciamento ou gestão de filas é uma solução que dá visibilidade de quantas pessoas estão e/ou estiveram em uma fila por dia/horário. Com ele, é possível desenvolver ações para otimizar recursos, melhorar o atendimento, entre outros. Possibilita também a configuração de alarmes para avisar quando a fila ultrapassar um determinado número de pessoas, sendo possível deslocar um colaborador de outro setor para auxiliar no local de maior intensidade.
Também pode auxiliar em alguns insights, como, por exemplo: ter um promotor oferecendo degustações/demonstrações de produtos próximo à fila em dias e horários pré-determinados.
Mapa de calor
O mapa de calor torna possível verificar os locais onde mais pessoas ficaram paradas na loja, além de quais prateleiras ou seções estão chamando mais a atenção dos clientes. Em posse desses dados o lojista pode colocar um lançamento ou outro produto que necessita fomentar vendas no local de maior movimento, alocar uma parte dos itens em outros corredores para aumentar a circulação e sempre voltar aos testes até obter o resultado desejado.
É um recurso valioso para negócios de todos os tamanhos, mas é ouro em lojas com filiais ou franquias.
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial, uma das tecnologias mais modernas e tecnológicas em sistemas de CFTV, acontece através de uma foto cadastrada no sistema e pode mostrar na tela do atendente o nome da pessoa para uma comunicação mais pessoal.
Com esse recurso, é possível detectar um cliente preferencial e/ou um suspeito, previamente cadastrados no sistema. Com o uso do recurso de detecção de faces, os gestores conseguirão criar outras possibilidades comerciais para seus estabelecimentos.
Pesquisa em gravações por foto, cor, cruzamento de linha, entre outros
Conhecida também como Pesquisa Forense, torna possível monitorar uma pessoa a partir de uma foto/imagem.
Se existirem ocorrências, aparecerão na tela e podem ser clicadas para dar play na gravação. Outra possibilidade de pesquisa é por cor, já que o recurso recupera momentos em que as câmeras filmaram alguém de vermelho, por exemplo. Esse analítico torna desnecessário assistir toda a gravação, basta traçar uma linha imaginária e o sistema fará a busca, automaticamente, nos momentos em que alguém a cruzou.
Como faço para vender CFTV inteligente com analíticos para meu cliente que possui estabelecimento físico?
A HIoT Lojas Inteligentes é uma solução completa de CFTV para lojas físicas desenvolvida pela HICORP utilizando produtos da Hikvision, a líder mundial em segurança eletrônica e videomonitoramento. Com a HIoT Lojas Inteligentes, seus clientes que possuem estabelecimentos físicos terão acesso a pesquisas inteligentes e você sairá na frente oferecendo uma solução moderna, tecnológica e completa.
Se você ainda quer saber mais sobre essa solução, assista abaixo a live da HICORP, em parceria com o canal Papo Segurança, sobre a HioT Lojas Inteligentes:
Algumas partes deste post foram retiradas, traduzidas e adaptadas do artigo “The Power of Analytics in Surveillance: What Can They Do For You?”